top of page
Buscar

Você não é seu cargo!

  • patriotaton
  • 17 de fev.
  • 2 min de leitura

Essa afirmativa é um fato pouco considerado, pois vivemos no que chamo de “confusa sociedade”, em que o valor das pessoas está no que fazem e no que possuem. Nessa reflexão não há objetivo de julgar ninguém nem apontar quem está errado. Mas, gerar a reflexão pessoal de que todos e qualquer pessoa, sem distinção vale muito. Certamente você já ouviu dizer que o homem é a “obra prima da criação.” E isso é uma verdade, afinal nós somos “criados à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26-27). 

Considerando que Deus é bom e só faz amar, Ele nos possibilita termos boas atitudes e decidir pelo amor, seja qual for o momento e situação da vida.

É certo que, como humanos falhamos e nos deixamos ser confundidos por toda cultura que nos envolve nessa tal “confusa sociedade”. Assim, fomos deixando de lado o quão importante as pessoas são, o quão necessário você é!

Certa vez, minha filha quando adolescente me perguntou: “Pai, porque temos que estudar anos e anos, depois trabalhar todos esses anos, ficar velhos para aposentar e depois ficar doente e morrer?” A pergunta de minha filha permite uma tese a escrever. Nesse momento me atenho a refletirmos sobre: qual o sentido daquilo que fazemos?

A vida em sociedade nos proporciona pelo estudo e trabalho, acesso à dignidade e inclusão.

Mas a vida não é apenas resultado da equação: trabalhar + comprar + pagar.

Você não é o cargo que ocupa. Por mais excelso que seja seu título, não se apegue muito a ele. Você é mais que seu cargo, o trabalho e dinheiro são meios e não fim. Isso não quer dizer que deva ser mediano em suas ações.

Ao contrário, exatamente porque o sentido do que fazemos deve ser a decisão do amor (Col 3,23) você precisa ser inteiro, intenso, engajado e disposto em tudo o quanto fizer. Essa decisão nos permite ocupar os espaços em que estamos pelo que somos e não pelo que fazemos. Esse sentimento de valia e pertença nos permite realização pessoal e profissional, mas uma realização fruto do senso de que somos parte e complemento de outros, seja na família, no trabalho e onde quer que estejamos.


Você vale muito! Deus, assim disse:

“Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, troco reinos por ti, entrego nações em troca de ti.” (Is 43,3)


Puxa...se Deus nos diz que somos preciosos, por que pensar o contrário?

Eu termino esse texto reforçando que sua vida vale muito, que você é importante para Deus e para todos que convivem com você. Que tudo o que faz e quanto faz é necessário e útil, mas o principal é sua presença e a pessoa que você é. Então, siga em frente sempre...se levante, decida fazer tudo considerando os outros e se em algum momento se encontrar cansado e com vontade de des+animar, busque ajuda.

Afinal, Jesus assim nos disse:

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Jesus Cristo - Mt 11,28)

Abraço Patriota!



 
 
 

Comments


bottom of page